O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Alcântaras pretende após a conclusão do levantamento da área verde de Alcântaras realizar orientação publica para o cultivo do Neem Indiano( Azadirachta indica A. Juss) no município serrano.
A espécie cujo é exótica e originária da Ásia nos últimos anos tem sido tema de estudos por parte de acadêmicos e pesquisadores do Ceará. Por trata-se de um arbusto não pertencente a flora natural a espécie seria competitiva e poderia ocasionar a morte de espécies nativas da Caatinga, além de supostamente contaminar fontes d'água e provocar falhas na eclosão de ovos de algumas aves que se alimentam de suas folhas. Com propriedades repelentes o Nim também seria causador da 'expulsão' de alguns insetos no raio onde estão plantados o que poderia inibir a polinização e consequente reprodução de outras árvores. Em Alcântaras onde a introdução da árvore tem sido visível, desde 2010 o Nim tem ocupado grande áreas nas margens das vias urbanas, além de praças e jardins na sede e na zona rural. Tão comportamento por parte da população tem preocupado o COMDEMA bem como a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente que desde 2011 deixou de distribuir mudas da referia árvore.
Apesar deste impactos, o Neem que é considerado no Brasil com planta aclimatada tem propriedade medicinais e na ìndia é tida como "Farmácia Natural" tendo também sido utilizado como repelente natural e no combate a doenças como a Malária.
Secretaria Executiva do COMDEMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário