sábado, 7 de novembro de 2015

CAATINGA E AS RIQUEZAS DO NORDESTE

juazeiro em destaque no sopé da Serra da Meruoca
Umas das especies tipicas do semiárido brasileiro o Juazeiro é um dos poucos arbustos nativos ainda verdejantes nesta época do ano no Nordeste.
 Na região onde baixa pluviometria e a oferta de água no solo é relativamente baixa a planta ao longo do tempo adaptou-se as condições climáticas. 
Ziziphus joazeiro como é denominada cientificamente a planta é uma arvore nativa da região nordeste do Brasil e encontrada principalmente em áreas secas, como a caatinga. Conhecida popularmente por outros nomes como juazeiro e juá o arbusto de folhas persistentes é capaz de resistir a escassa umidade do subsolo e raramente pode perder a folhagem por completo. 
Com altura que varia entre 5 e 15 metros, o juazeiro tem copa grande e densa, comumente carregada de folhas. Seu fruto pequeno e amarelado é redondo e comestível, sendo bastante apreciado pelos pássaros.Na medicina popular, as folhas são utilizadas para lavar os cabelos, combater a caspa, piolhos, seborreia e feriadas, além do gargarejo do seu cozimento ser usado para combate gengivites.

Apesar de sua grande importância para a agricultura, fauna, flora e pecuária o Juazeiro é uma das plantas ameaçadas no Nordeste, sobretudo devido o cultivo de espécies invasoras que competem com a planta.

Do blog da ECOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário