sábado, 7 de novembro de 2015

CAATINGA E AS RIQUEZAS DO NORDESTE

juazeiro em destaque no sopé da Serra da Meruoca
Umas das especies tipicas do semiárido brasileiro o Juazeiro é um dos poucos arbustos nativos ainda verdejantes nesta época do ano no Nordeste.
 Na região onde baixa pluviometria e a oferta de água no solo é relativamente baixa a planta ao longo do tempo adaptou-se as condições climáticas. 
Ziziphus joazeiro como é denominada cientificamente a planta é uma arvore nativa da região nordeste do Brasil e encontrada principalmente em áreas secas, como a caatinga. Conhecida popularmente por outros nomes como juazeiro e juá o arbusto de folhas persistentes é capaz de resistir a escassa umidade do subsolo e raramente pode perder a folhagem por completo. 
Com altura que varia entre 5 e 15 metros, o juazeiro tem copa grande e densa, comumente carregada de folhas. Seu fruto pequeno e amarelado é redondo e comestível, sendo bastante apreciado pelos pássaros.Na medicina popular, as folhas são utilizadas para lavar os cabelos, combater a caspa, piolhos, seborreia e feriadas, além do gargarejo do seu cozimento ser usado para combate gengivites.

Apesar de sua grande importância para a agricultura, fauna, flora e pecuária o Juazeiro é uma das plantas ameaçadas no Nordeste, sobretudo devido o cultivo de espécies invasoras que competem com a planta.

Do blog da ECOS

terça-feira, 3 de novembro de 2015

QUEIMADAS EM ALCANTARAS PREOCUPA COMDEMA

APA Serra da Meruoca - Porção Norte
O atual estágio de degradação causado pelo fogo na Serra da Meruoca tem preocupado ambientalistas e estudantes de ciências biológicas quanto aos efeitos devastadores que esta pratica irregular de manejo tem causado ao solo, a flora e a vida silvestre.

Em 2015 onde o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade requisitou dos agricultores dos municípios de Alcântaras, Massapê, Meruoca e Sobral o protocolo de um termo de autorização direta para a derrubada de mata e o plantio da agricultura de sequeiro, a fiscalização nas área de cultivo não aconteceu e o resultado disso tem refletido no aumento significativo do número de queimadas nas faixas de domínios protegidas pela Apa Serra da Meruoca.

 Considerando as dificuldades para evitar a utilização da ferramenta pelas dezenas de agricultores que nesta época do ano já ateiam fogo em topos, encostas de serras além de margens de riachos e estradas, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Alcântaras solicitou do ICMBio maior atenção ao problema. Na manhã da última Terça-Feira, 02, o Presidente do órgão colegiado esteve no Escritório do IBAMA de Sobral para discutir com o Chefe da Unidade de Conservação alternativas para o controle das queimadas e evitar focos de incêndio na região. 

Francisco Freire que se inteirou das demandas sobre queimadas descontroladas já apresentadas pelos outros municípios da região ao ICMBio pretende levar  a situação da carência de profissionais no departamento para discussão na próxima reunião ordinária do COMDEMA, que poderá notificar as autoridades ambientais competentes  sobre carências de fiscais do órgão para o andamento das demandas de denuncias ocorridas na na Serra da Meruoca.

Assessoria Executiva do COMDEMA

sábado, 5 de setembro de 2015

COMDEMA TEM PROJETO APOIADO NO LEGISLATIVO

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Alcântaras (COMDEMA) recebeu apoio na Câmara de Vereadores quanto a execução do Projeto de Levantamento da Área Verde de Alcântaras. O PLAM que deverá ser executado na sede do município serrano até o final de 2015, recebeu apoio para no que diz respeita ao financiamento da proposta orçada em R$2 Mil e que deve trazer inúmeros benefícios para a população de gestão publica. Durante sua fala da tribuna, o Vereador Antônio Marcos ( PSD) parabenizou o órgão colegiado pela iniciativa.

" Compartilho com os demais colegas desta casa, ouvintes e internautas que participei  há oito dias de uma reunião do COMDEMA  e gostaria de parabenizá-lo pelo excelente projeto, A proposta  visa realizar um  estudo de nosso meio ambiente, da área Verde, que está sendo degradada nos arredores da sede, a ação demanda pouco recurso, da ordem de 2.000 mil reais, Esperamos que o município arque com este projeto, um projeto simples e de muito proveito para o município" ressaltou o Legislador. 

O COMDEMA que montou uma Comissão para apresentar a proposta ao poder executivo, pretende também buscar outros parceiros que possibilitem a execução do PLAM que deve contar diretamente com a participação de estudantes das área de ciências agrárias, biológicas e da natureza.

Assessoria Executiva do COMDEMA

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

DENUNCIA: HABITAÇÃO IRREGULAR EM ALCANTARAS

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Alcântaras vai apurar  um denuncia sobre a construção de moradias em área publica e de propriedade do município de Alcântaras. 

Nesta última sexta-feira, 28 durante a reunião ordinária do órgão colegiado a denuncia de que moradias estariam sendo construídas em um terreno publico no bairro São José foi protocolada no COMDEMA. 

Segundo o teor da denuncia área de propriedade publica, teria proibição expressa para a edificação de obras e confrontaria com a área de domínio do DER, bem como abrigaria o leito de um riacho temporário. O COMDEMA que acatou a denuncia vai notificar a SEINFRA sobre o caso para a constatação da possíveis irregularidades das construções tendo como base o  que elenca  o Código de Postura do Município, recentemente aprovado pelo Governo Municipal e que a área oferece riscos aos moradores, que já registraram invasão de água das chuvas em abriu passado devido a supressão do leito natural dos riachos e de canalização das água pluviais.

Secretaria Executiva do COMDEMA

PLAM É APROVADO POR UNANIMIDADE

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente ( COMDEMA) deve implantar no inicio de setembro o Projeto de Levantamento da Área Verde de Alcântaras. A proposta que foi aprovada por unanimidade nesta última sexta-feira,28, pelo órgão colegiado terá 90 dias para ser finalizado e dentre os objetivos está a identificação e diagnóstico do cenário verde dos cinco bairro que compõe a sede. 

O PLAM que  segue agora para o Gabinete do Prefeito para analise e liberação dos recursos financeiros necessários a sua execução deverá ainda lançar três vagas para bolsistas, que comporão a equipe de pesquisa do projeto que quando finalizado deve resultar  em uma Carta proposta de intervenção ambiental no que tende a melhoria, conservação e manutenção da área verde da sede conforme elenca as diretrizes da APA Serra da Meruoca. 

Ainda de acordo com o COMDEMA outras instituições como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATERCE, Coelce, Cagece e empresas da rede privada serão comunicadas sobre a execução e proposta do projeto  com o intuito de unir forças para desenvolver novas ações voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável de Alcantaras.

Fonte: blog o Serrano

sábado, 22 de agosto de 2015

CAMPANHA EU DENUNCIO!

Visando identificar as agressões e crimes contra a natureza na área da abrangência do município de Alcântaras o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) lança a campanha virtual EU DENUNCIO!.

 A ideia é possibilitar uma maior participação da comunidade no que tende ao registro de atos que gerem impactos negativos ao meio ambiente e que possam comprometer o desenvolvimento sustentável da APA Serra da Meruoca. 

Por meio de mais dois canais o COMDEMA tem por objetivo maior estreitar a relação da comunidade com o órgão colegiado, de modo a unir forças para juntos fiscalizar, preservar e conservar os recursos naturais. Além das denuncias presenciais e/ou apresentadas aos conselheiros, a população poderá registrar denuncias através das mídias digitais como WhatsApp e Facebook. Todas as conversas serão mantidas em total sigilo, como forma de preservar a identidade e segurança das informações. Participe!.

Assessoria Executiva do COMDEMA

domingo, 16 de agosto de 2015

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Situado em região serrana com temperatura média entre 15 e 27ºC e pluviométrica média de 900 milímetros/anos o município de Alcantaras, zona norte do Ceará, é um das muitas cidades cearenses ainda com potencial desenvolvimento sustentável por meio da agricultura de subsistência praticada na zona rural. 
Com mais de 70% da população residente em área rural, a pequena cidade é repleta de uma diversidade de plantas frutíferas, hortaliças e medicinais cultivadas nos quintais de muitas residências. 

Apesar de tratar-se de uma atividade sem controle de produção e sem escoamento para venda, os alimentos produzidos naturalmente e sem uso de pesticidas e/ou adubação química garantem mais qualidade e saúde no prato de muitas famílias. Ao adentar muros e/ou quintais de muitas residências é comum encontrar plantas como acerola, bananeiras, abacateiros, limoeiros, goiabeiras, mamoeiros, laranjeiras bem como pequenos cultivares de coentro, celobinha, couve flor, capim-santo, pimenta- do - reino e pimenta malagueta. 

Com  a maioria da produção anual, os frutos vão parar na mesa e projetos já realizados no passado como os chamados quintais produtivos hoje representam um avanço e economia para muitas famílias que fazem  o uso inconsciente das águas cinzas ou aproveita a estação chuvosa para realizar o plantio de novas mudas como  coqueiros da praia.

Fonte: blog da ECOS

domingo, 7 de junho de 2015

COMDEMA VAI ORIENTAR SOBRE CULTIVO DO NIM INDIANO

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Alcântaras pretende após a conclusão do levantamento da área verde de Alcântaras realizar orientação publica para o cultivo do Neem IndianoAzadirachta indica A. Juss) no município serrano.

 A espécie cujo é exótica e originária da Ásia nos últimos anos tem sido tema de estudos por parte de acadêmicos e pesquisadores do Ceará. Por trata-se de um arbusto não pertencente a flora natural a espécie seria competitiva e poderia ocasionar a morte de espécies nativas da Caatinga, além de supostamente contaminar fontes d'água e provocar falhas na eclosão de ovos de algumas aves que se alimentam de suas folhas. Com propriedades repelentes o Nim também seria causador da 'expulsão' de alguns insetos no raio onde estão plantados o que poderia inibir a polinização e consequente reprodução de outras árvores. Em Alcântaras onde a introdução da árvore tem sido visível, desde 2010 o Nim tem ocupado grande áreas nas margens das vias urbanas, além de praças e jardins na sede e na zona rural. Tão comportamento por parte da população tem preocupado o COMDEMA bem como a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente que desde 2011 deixou de distribuir mudas da referia árvore.

Apesar deste impactos, o Neem que é considerado no Brasil com planta aclimatada tem propriedade medicinais e na ìndia é tida como "Farmácia Natural" tendo também sido utilizado como repelente natural e no combate a doenças como a Malária.

Secretaria Executiva do COMDEMA

quarta-feira, 1 de abril de 2015

COMDEMA VAI REALIZAR LEVANTAMENTO DE ÁREA VERDE EM ALCANTARAS

Na última reunião extraordinária do COMDEMA, ocorrida no último dia 30 de março de 2015, foi deliberado que até o inicio do segundo semestre deste ano será realizado na sede do município de Alcântaras o levantamento da área verde de nossa cidade. 
O intuito é identificar em dados percentuais o quantitativo de árvores temos em nossas ruas em relação ao perímetro urbano e evitar a introdução de espécies exóticas, invasoras que possam causam problemas ambientais no futuro. além de remoção indiscriminada de árvore, substituição de espécies nativas e adaptas e podamento irregular.

Secretaria Executiva do COMDEMA

DUAS NASCENTES RECEBEM AÇÕES DE REFLORESTAMENTO PELO CONDEMA

Dois dos principais olhos d'água  que são as nascentes de importantes riachos que cortam Alcântaras, zona norte do Ceará receberam na última terça-feira,30, a introdução de plantas nativas em suas marges e entorno das fontes onde brotam a água que alimentar estes efluentes. 
O COMDEMA que em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento  Agrário e Meio Ambiente de Alcântaras ( SEDAMA) esteve realizando a II Festa Anual das Arvores, realizou o plantio direto de cerca de 100 mudas de especies nativa da Serra da Meruoca.Os trabalhos que ocorrem nas localidades de Laginha e Pau Ferrado envolveram uma equipe de aproximadamente onze voluntários que por toda a manhã estiveram reflorestando ambos os locais com o intuito de reduzir o índice de degradação registrado pela criação de bovinos e constantes queimadas. 

Ainda é objetivo do COMDEMA realizar o monitoramento contínuo de desenvolvimento dos arbustos, como já feito no Pau Ferrado que teve em março de 2012 ações de reflorestamento realizado e que já surtiu resultado positivo quando avaliado a estatura e copa das árvores plantadas no olho d'água. Até julho de 2015 outras nascentes receberão ações semelhantes, conforme o calendário já programado pelo conselho.

Secretaria Executiva do COMDEMA

terça-feira, 24 de março de 2015

DENGUE: NÓS ESTAMOS DE OLHO

Depois de ser alertado para a precária situação de um depósito a céu aberto nos fundos da Biblioteca Municipal, Francisco Cunha Freire, onde equipamentos quebrados e sucatas de veículos estariam acumulando água e seriam focos potenciais de reprodução do mosquito da Dengue, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Alcântaras notificou ao Serviço de Vigilância Sanitária do Município a  necessidade de visita técnica do local para constatação de acumulo de água parada e desenvolvimento de larvas. 
Após tomar conhecimento da situação, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou ao Setor de Transporte/OBRAS a limpeza do local o mais breve possível, entendendo que a antiga Lavanderia Publica se encontraria em situação de abandono e poderia tornar-se um ponto de proliferação do Aedes Aegypti no centro da cidade. 

O COMDEMA, que tem acompanhado diariamente a evolução das notificações de casos suspeitos da Dengue em Alcântaras, pretende discutir ações concretas de apoio ao combate a epidemia na próxima sexta-feira,27, durante reunião ordinária do colegiado. Na mesma cidade, além dos trabalhos e campanha da Secretaria Municipal de Saúde, a ECOS criou uma página exclusiva voltada a informações e recebimento de denuncias da enfermidade. A proporção que a enfermidade tem assumido neste ano, já chamou atenção dos parlamentares, que aproveitaram o uso da tribuna, para cobrar intervenção urgente do serviço publico e chamar atenção da população para a eliminação e focos.

Fonte: blog o Serrano

sábado, 7 de março de 2015

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

COMDEMA REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2015

Na última sexta-feira,27, estiveram reunidos na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Alcântaras os membros do COMDEMA.

A primeira reunião ordinária de 2015 teve como pauta principal a elaboração do calendário de atividades do ano corrente, assinatura do termo de posse e discussão sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos do município. No encontro que registrou a presença de 75% dos conselheiros ficou acertado que até julho próximo será realizado por meio de uma ação conjunta entre COMDEMA, SEDAMA e Escolas um levantamento de todos os olhos d'água existentes no município e posterior replantio de árvores nativas em áreas com risco ou em situação de degradação ambiental. 

O COMDEMA que também passará a integrar o ciclo de reuniões da APA da Meruoca, deve neste mês de março realizar em conjunto com outros segmentos a Semana da Água prevista para acontecer no período de 16 a 20 de março. Dentro do debate sobre o atual cenário de gerenciamento dos resíduos sólidos foi aprovado pela colegiado o encaminhamento de um questionário a fim de diagnosticar a formalização de possíveis grupos de catadores de material reciclável no município e um sistema de coleta seletiva diferenciada como forma de gerar renda para os envolvidos. A reunião que terminou por volta das 11:50 m daquela manhã foi considerada proveitosa pelos membros presentes e já deve apresentar resultados dos encaminhamentos no final do próximo mês.

Secretaria Executiva do COMDEMA
(88) 3640.1085 e-mail: comdema.alcantaras@gmail.com

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CONHECENDO O COMDEMA DE ALCANTARAS

Criado como órgão colegiado  nos termos da Lei Municipal N° 490/2007 de 11 de junho de 2007, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Alcântaras (COMDEMA) integra o Sistema Nacional de Meio Ambiente- SISNAMA tem por finalidade assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal em assuntos de política de proteção, conservação e defesa do meio ambiente.

Reestruturado no último dia 30 de janeiro, o COMDEMA possui uma equipe constituída de 20(vinte) conselheiros, sendo dez suplentes e dez titulares cujo representam internamente o Poder Executivo, Poder Publico Federal, Poder Publico Estadual, Poder Legislativo, Poder Publico Municipal, Associações Comunitárias, Conselhos Municipais e Organizações Não Governamentais de Alcântaras. Com poder de atuação como órgão consultivo e deliberativo o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Alcântaras é responsável pelo monitoramento, preservação e conservação de uma área de 138.605km² a qual correspondente a área do território municipal, onde cerca de 85% encontra-se em região de Área de Proteção Ambiental, denominada APA da Meruoca, mediante diploma legal de criação   Lei nº 11.891 de 24 de dezembro de 2008.


Secretaria Executiva do COMDEMA